26 de novembro de 2010

De onde Surgiu?

TROMBONE

O trombone é um aerofone da família dos metais. É mais grave que o trompete e mais agudo que a tuba.
Há duas variedades de trombone, quanto à forma:
Trombone de Pisto: Utiliza pistos mecânicos como o trompete.

Trombone de Vara: Possui uma válvula móvel (vara), que, ao ser deslizada, altera o tamanho do tubo, mudando a nota. São várias as particularidades da vara:
o Faz com que o trombone apresente todas as notas dentro da sua extensão (é comum entre os instrumentos de pisto um "buraco", isto é, notas ausentes na região grave).
o Deixa o timbre do instrumento mais homogéneo em todos os registros, já que o ar não muda de caminho, apenas aumenta ou diminui o percurso,é o mais adequada para realizar efeitos como o glissando, e requer um maior cuidado com a afinação. 

A família do trombone apresentava originalmente os instrumentos Soprano, Contralto, Tenor, Barítono e Baixo. Com a evolução da música, alguns tipos foram sendo abandonados. O Romantismo consagrou o trombone tenor como o mais nobre da família. 
Na atualidade utilizam-se muito frequentemente o trombone Tenor-Baixo, em Si bemol - Fá, e modelos dotados de válvulas mecânicas acionadas com a mão esquerda.
Os modelos mais utilizados hoje em dia são:
    * Trombone Tenor Bb calibre fino (.508" vara e 7-1/2" na campana), sem rotor para música popular (jazz). Também conhecido como Trombone Jazz, "Cabeça de Gato" ou "Canela-Seca".
    * Trombone Tenor Bb calibre largo (.547" vara e 8.5" na campana), com ou sem rotor em F para música erudita. Também conhecido como Trombone Tenor Sinfonico.
    * Trombone Baixo Bb Calibre largo (.562" vara e 9.5" na campana), com 2 rotores sendo um em F e o outro em Gb, e é ultilizado em ambos os estilos.

Os calibres acima podem variar de acordo com o fabricante. Apesar dos três modelos acima serem em Bb, eles são bem diferentes por causa do seu calibre. O calibre muda muito o timbre do instrumento. O Trombone Baixo hoje em dia é fabricado em Bb, porém com um calibre maior que o Tenor Sinfônico, e com dois rotores que afinam em F, Gb e quando os dois acionados juntos afinam em D.
Outro fato é que apesar do trombone ser conhecido por ter a afinação em Bb, a sua escrita é realizada em C, portanto o trombone não é um instrumento transpositor, como o trompete é por exemplo.

Trombonistas de Brazópolis:

Jairo Nogueira
Mauro Noronha
Eduardo
Benedito Gomes-Nene




De onde Surgiu?

De onde surgiu o Trompete?

Instrumento de sobro feito de metal ou cobre, desenvolvido a partir de uma peça perfurada. Praticamente todas as civilizações que dominaram a técnica da metalúrgica procuraram reproduzir em metal os instrumentos feitos originalmente com chifre de animais. Tem o Trompete em sua principal característica um tubo cilíndrico de cano comprido e estreito que transforma a pressão do ar gerada pela ação dos lábios em som musical.
O Trompete é um instrumento da família dos metais que está também constituída por tuba, trombone e trompa, era um simples instrumento de sinalização, empregado principalmente pelos guerreiros e posteriormente militares, bem como em alguns rituais religiosos. Muito se fala sobre a sua origem, mas foi no Domínio romano que, ainda em forma primitiva (clarim) e possibilitando recurso de poucos sons, passou a fazer parte da "vida musical" das pessoas.
O Trompete por sinal é o instrumento mais famoso das famílias dos metais, pois seu timbre chama muito a atenção do ouvinte e desde o seu surgimento até os dias de hoje já obtive vários formatos, tamanhos, tonalidades, timbres, etc.
No Brasil desde o SÉC XIX, com achegada da corte de D. João VI, o Trompete ganhou um considerável espaço principalmente sua utilização nas bandas civis e militares. Hoje o Trompete é muito usado em todos os seguimentos musicais, mas sua divulgação é muito forte nas bandas colegiais de onde tem saído os bons profissionais de Trompete.
Mesmo com toda essa evolução, quem quer ser um grande trompetista o instrumento exige muito estudo com uma boa orientação e o principal muito disciplina e dedicação.


Trompetistas de Brazópolis:
Luis Garbi
Aristóteles Carvalho
Carlos Pelegrino

Amigos da Banda