26 de setembro de 2010

Nosso Saudoso Mario do Cavaquinho



Cantor, músico e compositor, Mário Macena da Silva, conhecido como Mário do Cavaquinho, nasceu em Presidente Prudente, interior de São Paulo, capital onde, onde estudou e se formou em vários cursos do SENAI (ajustador mecânico, ferramenteiro, técnico mecânico industrial e mestre de usinagem). Sua Vocação para Músico começou aos 10 anos; aos 12 anos aprendeu a tocar cavaquinho inspirado no saudoso Valdir de Azevedo, e outros cantores que p incentivou a se tornar um músico e compositor como: Angela Maria, Nelson Gonçalves, Luiz Gonzaga e outros. Um dia corrigindo a composição de sei primo teve a inspiração para sua 1ª composição, dessa época até hoje, já compôs por volta de 300 músicas. Tocou em Vários conjuntos, dentre eles “ Os Chorões de Brazópolis” o qual participou o grande amigo Romualdo Dotta, que deixou muita saudade. O Sr. Mário participou de três destivais, em Brazópolis, nos quais ganhou 02; num deles como melhor letra e interprete, como a música “Alegria do Nordestino” que está  arquivada em Brasilia, enquadrada na Campanha Nacional de Preservação de Valores Morais e no qual é diplomado. Sua mudança para Brazópolis ocorreu em 1981 e, nesses 16 anos de residência, participou de muitos eventos, cantou no “ Coral Vozes de Euterpe ” , tocou na “Corporação Musical Santa Cecília“ na “Orquestra de Brazópolis” e outros. No momento faz parte do “ Rotary Clube”, e também do “Clube de Convivência Gente Feliz”. Aqui em Brazópolis fez muitas amizades e em todos os lugares que participou de tocatas.Mario do Cavaquinho afirma: “Sou paulista de nascimento e brasopolense de coração”, tendo sido agradecido com o título de “cidadão Brasopolense” em 28/09/90.


Texto do Jornal Brazópolis encontrado no blog  www.ajaneladobraz.blogspot.com

André Luiz Minchetti

 André Minchetti se apresentando no Clube Wenceslau na noite de 25/09/2010











































Fotos de Fátima Noronha,  www.ajaneladobraz.blogspot.com






Questionamentos levantados pela equipe organizadora do livro "Brazópolis - Cem Anos de Emancipação Política", no capítulo "Considerações Finais"

6o – As bandas existentes em Brazópolis, no passado, com grandes músicos, mostram-nos como a população recebia uma educação musical. Em 1912, havia uma Escola de Música para crianças, subvencionada pela prefeitura, sendo professor o músico João de Oliveira Noronha. Essas bandas participaram da vida de toda a comunidade, tanto nas horas festivas, como nas horas tristes. Uma dessas bandas, mais que centenária, chegou até os dias de hoje, com muita luta. Para manter essa tradição deduz-se que há necessidade do incentivo dos empresários e poderes  públicos. Pode-se contar com a participação de interessados para realização desse trabalho?

Livro de Brazópolis.

Amigos da Banda