26 de novembro de 2010

De onde Surgiu?

De onde surgiu o Trompete?

Instrumento de sobro feito de metal ou cobre, desenvolvido a partir de uma peça perfurada. Praticamente todas as civilizações que dominaram a técnica da metalúrgica procuraram reproduzir em metal os instrumentos feitos originalmente com chifre de animais. Tem o Trompete em sua principal característica um tubo cilíndrico de cano comprido e estreito que transforma a pressão do ar gerada pela ação dos lábios em som musical.
O Trompete é um instrumento da família dos metais que está também constituída por tuba, trombone e trompa, era um simples instrumento de sinalização, empregado principalmente pelos guerreiros e posteriormente militares, bem como em alguns rituais religiosos. Muito se fala sobre a sua origem, mas foi no Domínio romano que, ainda em forma primitiva (clarim) e possibilitando recurso de poucos sons, passou a fazer parte da "vida musical" das pessoas.
O Trompete por sinal é o instrumento mais famoso das famílias dos metais, pois seu timbre chama muito a atenção do ouvinte e desde o seu surgimento até os dias de hoje já obtive vários formatos, tamanhos, tonalidades, timbres, etc.
No Brasil desde o SÉC XIX, com achegada da corte de D. João VI, o Trompete ganhou um considerável espaço principalmente sua utilização nas bandas civis e militares. Hoje o Trompete é muito usado em todos os seguimentos musicais, mas sua divulgação é muito forte nas bandas colegiais de onde tem saído os bons profissionais de Trompete.
Mesmo com toda essa evolução, quem quer ser um grande trompetista o instrumento exige muito estudo com uma boa orientação e o principal muito disciplina e dedicação.


Trompetistas de Brazópolis:
Luis Garbi
Aristóteles Carvalho
Carlos Pelegrino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos da Banda